Planos Diretores de Turismo Municipais

Os Planos Diretores de Turismo Municipais – PDTMs são o resultado final do trabalho dos alunos, a partir de uma série de disciplinas nos 6º e 7º semestres. Através de uma parceria firmada entre o curso de Turismo da USP e a prefeitura de um município paulista, cabe aos estudantes estruturar e entregar ao município estudado um plano de desenvolvimento turístico completo e pronto para ser executado, com ações e diretrizes que podem ser implementadas no curto, médio e longo prazo.

Na primeira parte do processo, são realizadas visitas técnicas com o objetivo de dimensionar a dinâmica do turismo local, além de um levantamento dos agentes externos e internos envolvidos. Já na segunda, o plano é desenvolvido e apresentado às autoridades e comunidade locais em audiência pública, na qual os estudantes são atores dinâmicos do processo ao apresentarem, eles mesmos, as ações apontadas como prioritárias para o desenvolvimento turístico da cidade.

Nos últimos 20 anos, inúmeros convênios foram celebrados com municípios do estado para a formulação de seus PDTMs. Abaixo, disponibilizamos os últimos documentos entregues às seguintes cidades paulistas:

Vale Histórico 2022

São Roque 2020