A pluralidade de interesses econômicos que envolve o mercado do turismo será o principal objeto de estudo da nova disciplina Interfaces do Turismo*, que será ofertada pela ECA a partir do ano que vem.
A proposta é oferecer uma visão panorâmica e interdisciplinar do segmento, a partir da qual os alunos deverão refletir sobre questões contemporâneas que afetam e transformam o universo das viagens, sob diferentes perspectivas. A cada oferta da disciplina, novos temas serão abordados, ocasião em que será possível conhecer o trabalho realizado por alguma organização de referência e, principalmente, desenvolver propostas de implementação de ações condizentes com o tema estudado.
Nesta primeira oferta, o tema será o Turismo Social. Por meio de uma parceria inédita com o SESC SP Turismo, cuja experiência na área já acumula cerca de 70 anos, a matéria vai tratar a dimensão ética do turismo, buscando entender o conceito, o significado e os desafios do turismo social, bem como conhecer o trabalho e a proposta do SESC Turismo Social. A partir do conhecimento teórico, os alunos deverão preparar e operacionalizar um roteiro de turismo social.
Serão seis encontros presenciais, às quintas-feiras, nos meses de maio e junho, e uma atividade de campo em um final de semana, com carga horária total de 30 horas.
A disciplina está sob responsabilidade da Profa. Dra. Karina Toledo Solha e a equipe de Turismo Social do SESC – SP.
Abaixo, o Plano de Ensino genérico da disciplina, que será adaptado em função da temática selecionada para o semestre de oferta.
Disciplina nova: Interfaces do Turismo
Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Objetivos
Apresentar conteúdo e análises atuais sobre as diferentes áreas sobre as quais o turismo atua, deverá apresentar temáticas que possibilitem a reflexão sobre as questões contemporâneas e as perspectivas de desenvolvimento do Turismo.
Docente(s) Responsável (eis)
1128112 – Karina Toledo Solha
Programa Resumido
Conteúdos atuais e relevantes sobre as diferentes áreas que permeiam a discussão do Turismo.
Programa
- O Turismo na sociedade contemporânea
- O turismo e as diferentes áreas de conhecimento
- As perspectivas e os desafios dos negócios turísticos
- O impacto da tecnologia e da comunicação no turismo
- O comportamento do consumidor de turismo
- Novas estratégias e abordagens do desenvolvimento turístico
- Novos destinos, produtos e serviços turísticos
- Segmentos de mercado e estratégias de marketing
Avaliação
Método
Avaliação sistemática através de provas, trabalhos e leitura programada.
Critério
Nota de 0 a 10
Norma de Recuperação
Disciplina não prevê recuperação
Bibliografia
Cooper, C. et al. Turismo contemporâneo. Rio de Janeiro. Campus. 2011.
Panosso Netto, A., Ansarah, M.G.dos Reis. Produtos turísticos e novos segmentos de mercado. Barueri. Manole. 2015.
Ruschmann, D., Solha, K.T. Turismo: uma visão empresarial. Barueri. Manole. 2004.
Molina, S. O pós turismo. São Paulo. Aleph. 2003.